O que antes era um sonho acabou se transformando em pesadelo. A expectativa de ver Gabriel Bortoleto no GP de São Paulo não foi como os brasileiros nem o piloto da Sauber esperavam. Além da batida na corrida sprint do último sábado (08), a participação do novato durou somente uma volta em Interlagos.

Em função de nova colisão, o brasileiro precisou abandonar a corrida neste domingo. Com isso, todos os holofotes se voltaram novamente para o britânico Lando Norris, da McLaren. Ao vencer, Norris ampliou sua vantagem e lidera o Mundial com certa folga.

O pódio do GP local teve Kimi Antonelli e Max Verstappen em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Verstappen, inclusive, chegou a figurar entre os últimos colocados, mas conseguiu rapidamente se recuperar na corrida e ultrapassar os demais competidores. Logo na nona volta, Max teve que fazer seu primeiro pit stop por conta de pneu furado, mas arrancou quatro ultrapassagens.

Em 2024, Lando viveu um verdadeiro drama ao despencar da pole position para a sexta colocação. Por isso, voltou com sangue nos olhos este ano, fazendo uma prova perfeita do começo ao fim. Nem Antonelli nem Verstappen foram capazes de ameaçar o amplo domínio de Norris em pistas paulistas.

Norris na liderança e abandonos no GP de São Paulo

Com a vitória deste final de semana, o inglês de apenas 25 anos chega a dez vitórias na carreira e segue na liderança do Mundial. Ele tem 24 pontos de vantagem para o segundo colocado e companheiro de equipe, Oscar Piastri, restando somente três etapas para o fim da temporada.

Apesar do sucesso desses pilotos na corrida, o mesmo não podemos dizer de Gabriel Bortoleto. A batida do brasileiro, que começou em 18°, veio logo após a largada. Com a traseira da Aston Martin, Lance Stroll deu um toque na dianteira da Sauber de Bortoleto. Isso fez com que o piloto da equipe suíça rodasse e batesse na curva da Laranjinha. Ou seja, foi um final de semana para esquecer.

Quem também não conseguiu completar o GP de São Paulo foi Lewis Hamilton, cidadão honorário do Brasil. O piloto inglês e “brasileiro” da Ferrari acabou se envolvendo em um contato, também na largada. O incidente se deu com Franco Colapinto, mas o que o tirou da corrida foram os vários danos. Tanto a perda de downforce quanto a traseira instável de Lewis geraram o abandono.