Aos poucos, a Fórmula 1 já conhece os pilotos que disputarão o título na próxima temporada, em 2026. Nesta sexta-feira (07), às vésperas do Grande Prêmio de São Paulo, foi a vez da Alpine fechar a dupla. Ao lado do francês Pierre Gasly estará o argentino Franco Colapinto.
O jovem de 22 anos ainda não era uma certeza dentro da equipe. Colapinto iniciou 2026 como piloto reserva da Alpine e, com o desempenho abaixo do novato Jack Doohan, ganhou uma posição definitiva. No entanto, a troca não trouxe resultados de imediato. O argentino somou zero pontos.
Colapinto, aliás, é o único entre os 20 pilotos da temporada que não chegou, pelo menos, entre os dez primeiros colocados. A melhor colocação do argentino foi uma 11ª no Grande Prêmio da Holanda. Contudo, o desempenho recente nos treinos e qualificatórios é semelhante ao de Gasly, que renovou até 2028.
O executivo da Alpine, Flavio Briatore, explicou a decisão: “”Eu estou acompanhando o progresso de Franco em seu período na F1 e sempre acreditei que ele tem as qualidades certas e o potencial para se tornar um piloto de ponta, que pode crescer com a equipe.”
O argentino Colapinto também comemorou o anúncio, especialmente em meio à semana na América Latina. “É muito especial fazer o anúncio aqui no Brasil. Estando muito próximo da minha Argentina e um evento que é como uma corrida de casa para mim, eu tenho muito apoio aqui.”