O desempenho de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 vem agradando a chefia da Sauber. Jonathan Wheatley, chefe de equipe que trabalhou com multicampeões na categoria, fez questão de rasgar elogios ao brasileiro. Ele destacou a maturidade como o principal diferencial do estreante. O gestor acredita que o piloto de 21 anos tem o perfil ideal para um projeto de longo prazo.
Questionado sobre o desempenho do jovem, Wheatley sublinhou o equilíbrio emocional de Bortoleto. “Eu acho que o que mais me surpreendeu foi a maturidade. Quando você considera a idade dele e a forma como lida com as coisas – a frustração, as coisas que você imagina de um piloto em sua primeira temporada – ele lida com elas com uma grande maturidade”, afirmou o britânico.
Bortoleto em evolução constante na Sauber
Jonathan Wheatley também aproveitou a oportunidade para ressaltar a ética de trabalho exemplar do piloto brasileiro e sua notável capacidade de adaptação. Assim, o gestor frisou que Bortoleto está sempre buscando aprimoramento no simulador e tem conseguido unir a equipe de engenheiros, o que é um ponto extremamente encorajador.
“A peça final no quebra-cabeça para mim é que quando ele está em um circuito complicado, ele evolui. Em Mônaco, ele evoluiu. O único contato com o muro foi na corrida. O mesmo em Baku, o mesmo em Singapura. Ele tem uma abordagem muito madura, então eu estou bastante encorajado com a performance dele até agora”, elogiou o chefe de equipe, demonstrando que o brasileiro tem evoluído em pistas difíceis.
Apesar de estar em 19º lugar no campeonato de pilotos, com 18 pontos, Bortoleto tem conseguido competir em pé de igualdade com Nico Hulkenberg, seu experiente companheiro de equipe, que tem 15 temporadas na F1. Inclusive, o brasileiro leva vantagem nas classificações (11 a 8) e tem uma leve desvantagem em corridas (perdendo por 10 a 9).
Chefe da Haas também impressionado com brasileiro
Por fim, o chefe de equipe da Haas, Ayao Komatsu, também elogiou o brasileiro. Ao ser perguntado sobre a briga com a Sauber pela oitava posição no campeonato de construtores, Komatsu fez questão de ressaltar a qualidade dos pilotos do time rival:
“Eu não acho que posso olhar para cinco corridas restantes e 11 pontos de diferença. Acho que todos têm sido muito competitivos, Jonathan e seus rapazes têm feito um excelente trabalho. Nico foi ótimo nas últimas duas corridas, e o Bortoleto é um novato impressionante, impressionante”, disse o gestor da Haas. Gabriel Bortoleto disputa o GP do México neste domingo (26), às 17h.