Por enquanto, o retorno de Marquinhos ao futebol brasileiro é abaixo das expectativas. O jovem deixou o Brasil (estava na São Paulo à época) em 2021 para integrar as categorias de base do Arsenal. Na Inglaterra, porém, não se firmou e passou por dois empréstimos antes de jogar no país-natal novamente.
Marquinhos vestiu as cores do Norwich, da Inglaterra, e do Nantes, da França, além do próprio Arsenal como profissional na Europa. No entanto, disputou somente 24 partidas, marcou dois gols e deu duas assistências. A alternativa, então, foi uma nova tentativa no Brasil.
O Fluminense foi quem repatriou Marquinhos, também por empréstimo. Os números melhoraram, mas nem tanto. Em 29 aparições, o atacante contribuiu com quatro bolas na rede (dois gols e duas assistências). Mesmo assim, o desempenho e as características de interessaram a Fernando Diniz.
O comandante, então no Cruzeiro, convenceu o clube da contratação. Na atual temporada, Marquinhos entrou em campo 30 vezes, fez um gol e deu uma assistência. O atacante foi relacionado pelo português Leonardo Jardim nos últimos dez compromissos entre Brasileirão e Copa do Brasil.
Contudo, não atuou por mais de 35 minutos. Marquinhos saiu do banco de reservas contra RB Bragantino, Vasco e Sport. O jovem de 22 anos perdeu espaço em meio às contratações da janela de transferências. Agora, a situação se complica.
O Cruzeiro confirmou que o atacante rompeu o Ligamento Cruzado Anterior do joelho esquerdo durante um treinamento. Assim, Marquinhos será desfalque por, pelo menos, sete meses. O atacante acompanhará Janderson e Matheus Henrique no Departamento Médico.