O meia Matheus França, um dos reforços mais aguardados da última janela de transferências, ainda busca seu espaço no Vasco da Gama. Apesar da grande expectativa, o camisa 9 é o único entre os seis contratados na última janela que ainda não teve a oportunidade de começar uma partida como titular.
França, que chegou a São Januário com a menor minutagem do grupo de reforços, vem sendo utilizado com frequência no segundo tempo. De forma gradual, ele busca pelo ritmo ideal após um período de poucos jogos na Europa.
Matheus França e seu histórico de lesões
A expectativa em torno de Matheus França é alta, dada a sua projeção como promessa das categorias de base do Flamengo. No Vasco, o meia conta com a total confiança de Fernando Diniz, Pedrinho e Felipe, trio que foi determinante para a negociação e prometeu um projeto de retomada de carreira.
No entanto, a cautela do clube é reflexo do histórico recente do jogador. Pelo Crystal Palace, França teve poucas oportunidades devido a cinco problemas médicos diagnosticados, incluindo lesões na virilha e na costela. Desse modo, a comissão técnica do Vasco vê a fase de readaptação como natural e optou por um trabalho progressivo para evitar sobrecargas.
A Data FIFA surge como um momento estratégico para Matheus França intensificar os treinos e aprimorar a parte física. Seu objetivo é buscar condições de brigar por uma vaga no time principal nas próximas rodadas. Espera-se que, se conseguir ter uma continuidade sem lesões, ele se torne o “12º jogador” do time e possa até assumir a titularidade a médio prazo.
Mirando jogos decisivos no futuro
Até o momento, o meia soma seis jogos pelo Vasco, ainda sem participações em gols. Contudo, seu protagonismo na disputa de pênaltis contra o Botafogo, pela Copa do Brasil, e os minutos bem avaliados no triunfo contra o Vitória mostram sua evolução.
Com Coutinho e Nuno Moreira acumulando uma sequência pesada de jogos, a paralisação da Data FIFA pode abrir espaço para França. Afinal, o Vasco terá um mês de outubro marcado por jogos decisivos, começando nesta quarta-feira (15), contra o Fortaleza (atualmente no Z-4), no Castelão. Em seguida, a equipe de Diniz enfrenta Fluminense e Bragantino.