O Flamengo está muito perto de ter o retorno de Pulgar. O volante chileno, visto por Filipe Luís como um dos pilares da equipe, vive a reta final de sua recuperação após mais de três meses fora de campo e pode atuar no clássico contra o Botafogo na próxima quarta-feira (15), pelo Brasileirão.

Pulgar treinou com o grupo nos últimos dias, evoluindo de atividades parciais para o tempo completo com os companheiros. Ele ainda realiza trabalhos complementares, considerados normais para atletas que enfrentaram lesões importantes.

Internamente, o Rubro-Negro vê o jogador com condições de ser relacionado, mas a comissão técnica fará uma avaliação final após os treinos de segunda e terça-feira para bater o martelo. Se relacionado, o controle de minutagem será rigoroso.

Flamengo avalia retorno estratégico de Pulgar

Por outro lado, a situação de Pulgar envolve um fator de risco: o chileno está pendurado com dois cartões amarelos. Entrar em campo contra o Botafogo pode ajudar na recuperação do ritmo de jogo, mas há o risco de suspensão. Isso o tiraria da partida seguinte, o confronto direto contra o Palmeiras, quando estaria em condições físicas ainda melhores.

O Flamengo considera as próximas três partidas (Botafogo, Palmeiras e a semifinal da Libertadores contra o Racing) como fundamentais para a temporada. A direção concentra todos os esforços para ter força máxima, já que resultados ruins podem determinar o que será o fim do ano.

Recuperação e concorrência no meio-campo rubro-negro

Pulgar se machucou em 29 de junho, no jogo contra o Bayern de Munique pela Copa do Mundo de Clubes, sofrendo uma fratura no quinto metatarso do pé direito. Ele optou por fazer a cirurgia no Chile e, em 12 de setembro, foi liberado para iniciar os trabalhos de campo.

O tempo previsto para sua recuperação era de três meses. No período de ausência, o chileno viu a concorrência crescer, com Saúl virando titular e De la Cruz logo atrás na fila. Allan e Evertton Araújo também atuam no setor.

Os números mostram a importância de Pulgar: com o volante em campo em 2025, o Flamengo teve 26 partidas, com 17 vitórias e 50 gols marcados. Desde sua lesão, a equipe disputou 21 jogos, com 13 vitórias e 32 gols feitos. O Flamengo é o vice-líder do Brasileirão, com 55 pontos, mesma pontuação do Palmeiras, que lidera pelo número de vitórias.