O Botafogo tem um jogador em seu elenco que está chamando a atenção da seleção de seu país, mesmo sem estrear no time principal. O goleiro equatoriano Christian Loor, de 19 anos, entrou na lista de convocados para os amistosos do Equador contra Estados Unidos e México. O chamado aconteceu após o goleiro David Cabezas se machucar, abrindo uma vaga no time do técnico Sebastián Beccacece.

Loor chegou ao Alvinegro em junho, durante a janela especial para a Copa do Mundo de Clubes. Afinal, a diretoria vê grande potencial no jovem e uma boa oportunidade de negócio. A contratação teve o aval de Renato Paiva, que o conhecia das categorias de base do Independiente del Valle. A equipe equatoriana, inclusive, é um dos principais projetos de formação de atletas do mundo.

Como cria da base do Independiente del Valle, Loor chegou a atuar duas vezes no time de juniores, mas se destacou mesmo nas equipes inferiores. A seleção principal já monitorava o goleiro, sendo chamado por Beccacece para compor treinos em março.

Christian Loor busca espaço no Botafogo

Segundo o setorista do Del Valle, Lucho Quiroz, o goleiro tem um histórico de liderança e é considerado um dos jogadores mais promissores do Equador. “Mesmo jovem, sempre teve o perfil de líder. Era capitão do time sub-17. Sai muito bem do gol e joga muito com a bola nos pés, que é algo que a academia do Independiente del Valle trabalha muito”, completou Quiroz.

Loor já participou dos Mundiais sub-17, onde foi titular, e sub-20, onde ficou no banco, em 2023. Ele também foi o camisa 1 da La Tri no Sul-Americano sub-20 no começo deste ano. Mesmo sem atuar no time principal do Botafogo, o goleiro participa ativamente dos treinos com Davide Ancelotti, e por vezes desce para o sub-20 para manter o ritmo de jogo.