É possível enxergar algumas situações sob os vieses do copo meio cheio e copo meio vazio. O Vasco do segundo turno é uma dessas. O clube tem o quarto melhor aproveitamento no Brasileirão durante o período, porém, é somente o 11º colocado com 33 pontos.

A distância para o G-4 (Botafogo) é de dez pontos, enquanto para a zona de rebaixamento (Vitória) de oito. Em oito partidas no returno do Brasileirão, o Vasco conquistou 14 pontos com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas (Palmeiras e Corinthians). Fica atrás somente de Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras, que brigam pelo título.

Se contar apenas o primeiro turno do Brasileirão, o Vasco aparece na 16ª colocação – uma acima do Z4. O clube somou quase a mesma quantidade de pontos do returno: 19, e teve um triunfo a mais somente. A grande diferença, claro, está nas derrotas. Foram dez.

O embalo do Vasco, no entanto, passará por uma pausa por conta da Data FIFA. O clube só retorna aos gramados pelo Brasileirão em 15 de outubro diante do Fortaleza. Dias importantes para Fernando Diniz manter o desempenho dos jogadores no mais alto nível.

Vale lembrar que, em dezembro, o Vasco ainda terá uma Semifinal de Copa do Brasil. O adversário será o rival carioca, Fluminense. Na outra chave, Corinthians e Cruzeiro disputam uma vaga na grande decisão – talvez a última da competição com duas partidas.