O Grêmio garantiu a permanência de uma de suas joias no elenco. O clube anunciou, na tarde do último sábado (27), a renovação de contrato com o atacante Alysson, de 19 anos. O novo vínculo do jogador, que tem validade até o final de 2029, estende o acordo anterior em um ano.
Alysson foi promovido ao time principal em maio, no dia de seu aniversário, e já disputou 26 jogos com a camisa do Grêmio nesta temporada, marcando dois gols. Um deles foi o da vitória por 3 a 2 no clássico Gre-Nal 448, no domingo anterior.
O jogador, que é natural de Apucarana, no Paraná, chegou à base do Grêmio em 2015, com 9 anos. Alysson, que tem como características a força, a velocidade e o gosto pelo duelo um contra um, fez sua estreia no time principal em julho de 2024, na partida contra o Juventude, quando o Tricolor acabou derrotado por 3 a 0.
Amuzu sem espaço no Grêmio
Enquanto Alysson ganha espaço, a janela recente de contratações do Grêmio gerou a perda de oportunidades para alguns jogadores. Logo, isso pode resultar em saídas no fim do ano. O caso mais evidente é o do atacante Francis Amuzu, contratado em fevereiro, que perdeu sua posição para o jovem Gabriel Mec, de 17 anos, cria da base do clube.
Nos últimos dois jogos, Amuzu sequer ficou no banco de reservas. A diretoria alega que o jogador, com contrato até dezembro de 2026, ainda pode render, mas, na prática, o que se vê é que ele tem cada vez menos espaço.
Desde junho, o belga soma apenas 150 minutos em campo. Ademais, sua última vez como titular foi em 13 de julho, na goleada sofrida para o Cruzeiro. A partida mais recente em que ele participou foi a derrota para o Sport, em 10 de agosto. Em 21 partidas, o atacante marcou apenas dois gols pelo Tricolor Gaúcho.