O Fluminense está perto de anunciar um novo comandante para o lugar de Renato Gaúcho. Nesta quinta-feira (25), o clube carioca encaminhou o acerto com o argentino Luís Zubeldía, e a assinatura do contrato é uma questão de detalhes.

A chegada do treinador marcará o retorno de um estrangeiro ao comando técnico do Fluminense após quase 30 anos, sendo o último Hugo de León, em 1997. Enquanto o acordo não se concretiza, a tendência é que o auxiliar técnico da comissão fixa, Marcão, comande o time no clássico contra o Botafogo, neste domingo (28), às 16h.

A contratação de Zubeldía já era um desejo da diretoria tricolor, que havia tentado o argentino antes de fechar com Renato, mas ele havia recusado. Agora, o treinador chega com a experiência de ter comandado o São Paulo. Ele assumiu o clube paulista em abril de 2024, substituindo Thiago Carpini. O início de seu trabalho foi muito bom, com 13 jogos de invencibilidade e a classificação na Libertadores.

No entanto, o desempenho do hermano caiu na reta final da temporada. O São Paulo foi eliminado pelo Botafogo nas quartas de final da Libertadores, e também deixou a Copa do Brasil para o Atlético-MG. No Brasileirão, o time terminou em baixa, com cinco jogos sem vitória, o que tirou a motivação dos jogadores na reta final do campeonato.

Fluminense pode ter comandante “esquentadinho”

Zubeldía é conhecido por seu jeito explosivo à beira de campo, o que, inclusive, rendeu a ele muitos cartões amarelos e suspensões durante sua passagem pelo São Paulo. No entanto, o técnico também sofreu críticas pelo excesso de cuidado em lançar jovens da base, como William Gomes, que jogou menos do que poderia e acabou sendo vendido ao Porto em 2025.

Na época, apesar do interesse de outros clubes, como Boca Juniors e a seleção do Equador, Zubeldía se manteve firme no projeto do São Paulo. O treinador acreditava que poderia ser campeão pelo clube em 2025, e chegou a dizer em entrevista ao site Globo Esporte que venceria a Libertadores. Contudo, o sonho acabou com a nova política do clube, que contava com uma drástica redução na folha salarial.

No Paulistão, o São Paulo chegou à semifinal e foi eliminado pelo Palmeiras em um jogo com polêmicas de arbitragem. Já na Libertadores, o Tricolor conseguiu um feito inédito, que foi vencer os três jogos fora de casa da fase de grupos. Ainda assim, a equipe oscilou muito diante dos vários desfalques.

Sem conseguir evoluir o time no Brasileirão, Zubeldía saiu do clube após derrota para o Vasco. Dos 85 jogos disputados, foram 38 vitórias, 27 empates e 20 derrotas. Agora, enquanto o Fluminense joga no domingo contra o Botafogo, o São Paulo vai finalizar a rodada na próxima segunda-feira (29), às 20h, contra o Ceará, no MorumBIS.