Desde 2023, os resultados de Fernando Alonso na Fórmula 1 não são os mesmos. Além de ser o último ano no Top-4 da classificação final da temporada, foi o último em que alcançou o pódio (oito vezes). A sequência na Aston Martin, por enquanto, não traz as mesmas glórias.
Alonso somou 70 pontos em 2024 e, até o momento, tem 30 em 2025. Aos 44 anos, parece que a despedida se aproxima e o próprio espanhol confirma. No entanto, o piloto bicampeão da Fórmula 1 (2005 e 2006) se recusa a deixar o esporte sem, pelo menos, competir entre os melhores.
“Digamos apenas que, se formos competitivos (em 2026), há uma chance maior de eu me aposentar. Se não formos competitivos, será muito difícil desistir sem tentar novamente”, disse Alonso em entrevista à própria Aston Martin. O espanhol revelou que pensa na aposentadoria ao término da próxima temporada, quando ficaria sem contrato na equipe.
A esperança de um carro competitivo em 2026 se dá por dois fatores: o novo regulamento e o designer a ser produzido por Adrian Newey na Aston Martin. Fernando Alonso acredita que “se tudo correr bemé um ótimo momento para aposentar. Venho buscando um carro competitivo e corridas competitivas há muitos e muitos anos.
Enquanto 2026 não chega, o foco é somar pontos e reverter minimamente a situação na atual temporada. O próximo Grande Prêmio será em Singapura, no dia 05 de outubro, a partir das 9 horas. Alonso é o 14° na classificação da Fórmula 1 e está atrás, inclusive, do companheiro de Aston Martin, Lance Stroll, por dois pontos.