O Botafogo está na disputa pelo prêmio de clube do ano na cerimônia da Bola de Ouro, em Paris. O Alvinegro é o único representante do futebol sul-americano na categoria e concorre com grandes nomes do futebol mundial, como PSG, Barcelona, Liverpool e Chelsea.

O clube carioca terá quatro representantes oficiais na 69ª edição do evento, que ocorre nesta segunda-feira (22). São eles: John Textor, dono da SAF, João Pedro Magalhães Lins, presidente do clube social, Thairo Arruda, CEO da SAF, e Alessandro Brito, diretor de gestão esportiva.

Por outro lado, a ausência de jogadores e da comissão técnica se deve ao calendário de jogos do time, que treinará nesta segunda-feira e enfrentará o Grêmio nesta quarta (24). A partida atrasada da 16ª rodada do Brasileirão será mais uma oportunidade para o Fogão subir na tabela.

O Botafogo é o primeiro brasileiro a ser indicado ao prêmio de melhor clube do mundo. A categoria surgiu em 2021 pela revista France Football, mas apenas a partir de 2024 a FIFA passou a divulgar os cinco clubes indicados. O Chelsea venceu a primeira edição, e o Manchester City levou a melhor em 2022 e 2023. No ano passado, o prêmio ficou com o Real Madrid.

No último sábado (20), o Botafogo conquistou uma vitória heroica sobre o Atlético-MG no Estádio Nilton Santos. Apesar da expulsão de Chris Ramos no final do primeiro tempo, o alvinegro carioca abriu o placar no início da etapa final. Assim, o Fogão segurou o resultado e pulou para 5° colocado. Depois do Grêmio, o Glorioso terá o clássico contra o Fluminense (8°), no domingo (28), às 16h, no Maracanã.