O sábado de Fórmula 1 trouxe caos aos pilotos durante o treino qualificatório para o Grande Prêmio do Azerbaijão, em Baku. Foram seis bandeiras vermelhas por colisões, entre os quais, estiveram envolvidos: Alexander Albon (Williams), Nico Hulkenberg (Haas), Franco Colapinto (Alpine), Oliver Bearman (Haas), Charles Leclerc (Ferrari) e Oscar Piastri (McLaren).

Gabriel Bortoleto foi um dos que não sofreram, porém, a participação acabou no Q2. O brasileiro fez o 13º melhor tempo e ficou à frente do companheiro de Sauber, Nico Hulkenberg (17º). À frente, o piloto se vê diante de dois veteranassos: Lewis Hamilton (Ferrari) e Fernando Alonso (Aston Martin).

No pelotão da frente, em meio às ausências de Leclerc e Piastri, o Top-3 abriu vaga para concorrentes surpresas. O holandês Max Verstappen foi o único “conhecido” e garantiu a pole position com volta de 1:41:117. Atrás, o piloto da Red Bull terá Carlos Sainz, da Williams e Liam Lawson, da RB e antigo companheiro.

O líder da classificação da temporada, Piastri largará somente em nono, enquanto o parceiro de McLaren e segundo colocado, Lando Norris, sai em sétimo. O Grande Prêmio do Azerbaijão será neste domingo (21) a partir das 8 horas.

Confira como será a largada:

  1. Max Verstappen (Red Bull)
  2. Carlos Sainz (Williams)
  3. Liam Lawson (RB)
  4. Kimi Antonelli (Mercedes)
  5. George Russell (Mercedes)
  6. Yuki Tsunoda (Red Bull)
  7. Lando Norris (McLaren)
  8. Isack Hadjar (RB)
  9. Oscar Piastri (McLaren)
  10. Chalres Leclerc (Ferrari)
  11. Fernando Alonso (Aston Martin)
  12. Lewis Hamilton (Ferrari)
  13. Gabriel Bortoleto (Sauber)
  14. Lance Stroll (Aston Martin)
  15. Oliver Bearman (Haas)
  16. Franco Colapinto (Alpine)
  17. Nico Hulkenberg (Sauber)
  18. Esteban Ocon (Haas)
  19. Pierre Gasly (Alpine)
  20. Alexander Albon (Williams)