O sábado de Fórmula 1 trouxe caos aos pilotos durante o treino qualificatório para o Grande Prêmio do Azerbaijão, em Baku. Foram seis bandeiras vermelhas por colisões, entre os quais, estiveram envolvidos: Alexander Albon (Williams), Nico Hulkenberg (Haas), Franco Colapinto (Alpine), Oliver Bearman (Haas), Charles Leclerc (Ferrari) e Oscar Piastri (McLaren).
Gabriel Bortoleto foi um dos que não sofreram, porém, a participação acabou no Q2. O brasileiro fez o 13º melhor tempo e ficou à frente do companheiro de Sauber, Nico Hulkenberg (17º). À frente, o piloto se vê diante de dois veteranassos: Lewis Hamilton (Ferrari) e Fernando Alonso (Aston Martin).
No pelotão da frente, em meio às ausências de Leclerc e Piastri, o Top-3 abriu vaga para concorrentes surpresas. O holandês Max Verstappen foi o único “conhecido” e garantiu a pole position com volta de 1:41:117. Atrás, o piloto da Red Bull terá Carlos Sainz, da Williams e Liam Lawson, da RB e antigo companheiro.
O líder da classificação da temporada, Piastri largará somente em nono, enquanto o parceiro de McLaren e segundo colocado, Lando Norris, sai em sétimo. O Grande Prêmio do Azerbaijão será neste domingo (21) a partir das 8 horas.
Confira como será a largada:
- Max Verstappen (Red Bull)
- Carlos Sainz (Williams)
- Liam Lawson (RB)
- Kimi Antonelli (Mercedes)
- George Russell (Mercedes)
- Yuki Tsunoda (Red Bull)
- Lando Norris (McLaren)
- Isack Hadjar (RB)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Chalres Leclerc (Ferrari)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Lewis Hamilton (Ferrari)
- Gabriel Bortoleto (Sauber)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Oliver Bearman (Haas)
- Franco Colapinto (Alpine)
- Nico Hulkenberg (Sauber)
- Esteban Ocon (Haas)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Alexander Albon (Williams)