O Flamengo deixou o Maracanã com um gosto amargo na última quinta-feira (18). O clube abriu uma vantagem mínima sobre o Estudiantes, da Argentina, na partida de volta das Quartas de Final da Copa Libertadores com um 2 a 1 no placar. No entanto, desperdiçou oportunidades de ampliar o placar e, até o momento, perdeu Gonzalo Plata.

O atacante peruano de 24 anos recebeu dois cartões amarelos do árbitro colombiano Andrés Rojas e foi expulso aos 37 minutos da etapa final. Consequentemente, o Estudiantes cresceu no confronto e diminuiu a diferença. O problema, porém, está em como aconteceu.

Plata participou de uma dividida e, ao encostar na bola primeira, levou um chute no pé do adversário. Andrés Rojas, ao invés de considerar a falta do jogador do Estudiantes, aplicou a infração contra o atacante do Flamengo. O árbitro de vídeo não foi acionado para a jogada, pois não se tratava de um cartão vermelho direto.

Nesta sexta-feira, a Conmebol já se posicionou sobre o tema. A entidade organizadora da Copa Libertadores assumiu que Andrés Rojas errou na interpretação e atitude. “O árbitro observa a ação e sanciona incorretamente o jogador rubro-negro, expulsando por duplo cartão.”

Por conta disso, também, a Conmebol já definiu a anulação do cartão vermelho. Ou seja, Gonzalo Plata está liberado para atuar na próxima partida da Copa Libertadores na Argentina. Sem contar a redução da multa que o Flamengo fica sujeito a cada cartão amarelo de R$ 2.600.

Confira o comunicado da Conmebol:

“Por meio deste comunicado, informo que, de acordo com as informações prestadas pela Comissão de Arbitragem e após a devida análise, a Unidade Disciplinar informa que a comunicação de medidas disciplinares referentes ao jogador Gonzalo Jordy Plata Jiménez foi modificada. Consequentemente, confirma-se que o referido jogador não está suspenso para a próxima partida oficial do seu clube na CONMEBOL Libertadores de 2025.”