O Santos assegurou o futuro de uma de suas principais promessas. O atacante David Nogueira, destaque do time sub-17, assinou seu primeiro contrato profissional com o clube. O novo vínculo, válido até 31 de julho de 2028, já conta com uma multa rescisória de 100 milhões de euros (cerca de 626 milhões de reais) para clubes do exterior.

O jovem, de apenas 16 anos, é um dos grandes nomes da base santista, sendo o artilheiro do time no Campeonato Brasileiro sub-17, com oito gols em 14 jogos. Ele também marcou dois gols em três partidas no Campeonato Paulista da categoria, um desempenho impressionante que o coloca como uma das grandes joias do clube.

A assinatura do contrato chega em um momento de superação para o atacante, que em junho do ano passado, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito. A lesão, sofrida durante um período de treinamento com a seleção brasileira sub-15, tirou o jogador de campo por um longo tempo. No entanto, sua recuperação foi rápida e ele poderá disputar o Sul-Americano pela seleção sub-17 em 2026.

Do futsal ao futebol de campo pelo Santos

David Nogueira nasceu em Lisboa e é filho do ex-jogador Edimilson, campeão paulista de 2006 pelo Santos. O jovem atacante chegou ao Peixe em 2016, aos sete anos, para o futsal do clube. Além disso, ele foi o jogador mais novo a assinar um contrato de patrocínio com uma fornecedora esportiva, com apenas nove anos. O atleta, inclusive, superou nomes como Neymar e Rodrygo nesse quesito.

No futsal, o jogador teve um desempenho impressionante. Em 2019, o jovem foi artilheiro da Supercopa América, com nove gols em seis jogos. Já pela World Futsal Cup, Nogueira anotou 17 gols em apenas cinco partidas. Nas quadras, também foi vice-artilheiro do Paulista Sub-14 com 17 gols em 13 jogos.

Portanto, a transição para o futebol de campo foi natural para David. Afinal, em 2022, ele marcou 20 gols em 18 jogos, sendo o artilheiro do Campeonato Paulista Sub-13. No ano seguinte, marcou 11 gols em seis jogos pelo Paulista Sub-14, e foi o vice-artilheiro da competição. No ano passado, ele já era o artilheiro do Campeonato Paulista Sub-15 com 10 gols em seis jogos antes de sofrer a lesão.