Já faz tanto tempo que parece uma contratação de última hora. O São Paulo, provavelmente, terá um “novo” jogador nos treinamentos a partir da próxima semana. O volante Luiz Gustavo, de 38 anos, foi liberado para retomar as atividades.

A última vez que o veterano ficou à disposição foi em abril, quando o São Paulo enfrentou o Talleres, da Argentina, pela Fase de Grupos da Copa Libertadores. Desde então, Luiz Gustavo reclamou de dores na região toráxica e recebeu o diagnóstico de tromboembolismo pulmonar.

O volante continuou a frequentar o Centro de Treinamento da Barra Funda e realizar algumas sessões sem contato físico. Na última segunda, uma angiotomografia computadorizada de tórax e testes de exercícios cardiopulmonar confirmaram a recuperação.

Luiz Gustavo terá a oportunidade de disputar os primeiros minutos sob o comando de Hernán Crespo. A concorrência, no entanto, não é simples. O volante de Seleção Brasileira vê Pablo Maia, Damián Bobadilla, Alisson, Marco Antonio e até Luan à frente.

Enquanto o experiente ainda não está em condições, o São Paulo tem dois compromissos importantes. Nesta quinta-feira (18), visita o LDU, em Quito, pelas Quartas de Final da Copa Libertadores. No final de semana, também estará fora de casa no clássico contra o Santos pelo Brasileirão.

Apesar de participar dos treinos de forma integral, é difícil pensar que Luiz Gustavo será uma opção do comandante argentino na volta da Copa Libertadores, na quinta-feira da próxima semana. O clube, no entanto, não revelou um plano ao volante.