A McLaren tem uma chance real de garantir o título de construtores da F1 2025 já neste fim de semana, no GP do Azerbaijão. A equipe inglesa pode conquistar o seu décimo título com sete corridas de antecedência, quebrando o recorde da RBR de 2023.
A equipe, que quebrou um jejum de 26 anos sem o título de construtores no ano passado, dominou a atual temporada com sobras. Atualmente, a McLaren lidera o campeonato com 617 pontos, enquanto a vice-líder Ferrari tem 280, uma diferença de 337 pontos. O domínio é tão grande que a conquista é vista como uma questão de tempo.
Para ser campeã já neste domingo (21), a McLaren precisa somar 346 pontos a mais que a vice-líder Ferrari. Para alcançar o feito, a equipe precisa fazer nove pontos a mais que a Ferrari, 11 a mais que a Mercedes e 32 a mais que a RBR. A melhor forma de fazer isso é com uma vitória e outro piloto no pódio, algo que Lando Norris e Oscar Piastri conseguiram em nove das 16 provas disputadas neste ano.
Recorde de pontos para a McLaren
Se a equipe papaia garantir o título no Azerbaijão, a conquista não será apenas o décimo na história do clube, mas também a maior antecedência na história da Fórmula 1. O recorde pertence à RBR, que em 2023, com Max Verstappen e Sergio Pérez, venceu o campeonato com seis corridas de antecedência.
Por fim, a McLaren também pode se tornar a equipe com o maior número de pontos em uma temporada. Com 617 pontos conquistados até agora, o time já está na 12ª posição histórica, com um terço do campeonato ainda por disputar. O recorde atual também é da RBR de 2023, com 860 pontos em um ano de domínio total da equipe austríaca.