A Conmebol anunciou nesta quinta-feira (11) que a grande decisão da Copa Sul-Americana não será mais na Bolívia. A Final do torneio estava prevista para acontecer no Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra. No entanto, o palco não passou na última inspeção. A Federação do país já declarou que tentará sediar o confronto em 2027.
De acordo com a Conmebol, as mudanças necessárias para o Ramón Tahuichi Aguilera se adequar exigiriam mais de dois meses. Assim, a decisão, que continua no dia 22 de novembro, não teria como acontecer na Bolívia. O novo estádio ainda não está definido, porém, fica em Assunção, no Paraguai.
Ainda na nota, a Conmebol já garantiu que a cidade reúne as condições necessárias para receber a Final da Copa Sul-Americana. “A nova escolha segue o protocolo estabelecido para finais únicas, que determina que, em caso de necessidade de mudança de local, a sede da edição anterior seja priorizada”, diz o comunicado.
A última Final da Copa Sul-Americana aconteceu na casa do Cerro Porteño, General Pablo Rojas. O Cruzeiro foi o participante brasileiro e perdeu para o Racing, da Argentina, por 3 a 1. Nesta edição, quem tenta alcançar à decisão para representar o Brasil são Fluminense e Atlético Mineiro.
O clube carioca enfrenta o Lanús, da Argentina, pelas Quartas de Final, enquanto o time de Minas Gerais duela com Bolívar, da Bolívia. Os dois estão em lados opostos na chave e só se encontram em uma hipotética decisão. A Copa Sul-Americana ainda tem Alianza Lima, do Peru x Universidad del Chile (Fluminense) e Independiente del Valle, do Equador e Once Caldas, da Colômbia (Atlético Mineiro).