Após um período de expectativas criadas e frustrações acumuladas, a torcida do Grêmio ganhou um novo motivo para ter esperança em um final de ano melhor: o pacote de contratações da janela de transferências, que se encerrou na semana passada.

No total, seis reforços chegaram para integrar o elenco e alterar o cenário tricolor, que, por enquanto, se limitou a escapar da zona de rebaixamento. Balbuena, Carlos Vinicius, Marcos Rocha, Erick Noriega, Arthur e Willian desembarcaram em Porto Alegre para assumir, ou ao menos disputar, vagas no time titular. A única exceção é o zagueiro paraguaio Balbuena, que fraturou a fíbula e está fora da temporada.

Grêmio terá time bastante modificado

Dessa forma, o Grêmio pode ter quase metade do time modificado se todos os reforços conseguirem convencer o técnico Mano Menezes. A provável escalação com as novidades seria com Tiago Volpi no gol; Marcos Rocha, Erick Noriega, Walter Kannemann e Marlon na defesa; Cuéllar, Arthur, Willian e Alysson (ou Cristian Olivera) no meio-campo; e Braithwaite e Carlos Vinicius no ataque.

As formações, no entanto, podem variar dependendo do estilo de jogo necessário. Mano Menezes acredita que Arthur é o suporte que faltava para um meia criativo, papel que Willian deve assumir. Há, inclusive, a chance de manter o sistema com três volantes, que teve atuações bem-sucedidas contra Atlético-MG e Flamengo, ambas fora de casa.

Carlos Vinicius é uma opção versátil para o ataque, podendo começar ao lado de Braithwaite ou entrar no decorrer da partida para atuar como um homem mais de área, com capacidade de fazer o pivô. Essa é uma característica diferente do dinamarquês, que possui mais habilidade para atuar na intermediária.

Tricolor gaúcho busca recuperação no Brasileirão

Com o fim da janela, Mano Menezes agora tem um leque maior de alternativas para montar o time e fazer alterações durante os jogos. A direção tricolor, por outro lado, alivia a pressão e entrega um grupo mais qualificado, não só para Mano, mas também para a próxima gestão. Isso porque o mandato de Alberto Guerra se encerra em dezembro.

Com as novas contratações, jogadores que antes eram titulares agora terão de se esforçar mais para permanecer no time. Entre eles, estão Cristian Olivera, Alysson, Dodi, Gustavo Martins e João Pedro. Os meias Cristaldo e Monsalve, que retorna em outubro, também precisarão correr atrás do prejuízo, pois já estavam em baixa com o treinador.

O Grêmio, em 13º no Brasileirão, entra em campo no sábado (13), às 16h, para enfrentar o Mirassol, na Arena. A expectativa é que Arthur estreie, enquanto Willian é dúvida. Os jogadores que estão com suas seleções, como Noriega, Cristian Olivera e Aravena, também estarão à disposição.