O desespero por um novo centroavante levou o São Paulo até o Japão. A diretoria negocia junto ao Sagan Tosu a contratação do brasileiro Marcelo Ryan por empréstimo até o fim de 2025 com opção de compra. O jovem de 23 anos é cria das categorias de base do Confiança e deixou o Brasil após passagem pelo Bahia.

O problema principal, no momento, é que Marcelo Ryan já está no meio de um empréstimo. O atacante com vínculo até 2026 no Sagan Tosu joga na atual temporada pelo FC Tokyo. O jovem é uma das principais peças do clube e soma 12 gols em 25 partidas.

Marcelo Ryan surge a partir da análise de scouts dentro do São Paulo. O treinador Hernán Crespo está com apenas um centroavante de origem, Juan Dinenno, que inspira pouca confiança. Jonathan Calleri, Ryan Francisco e André Silva estão no Departamento Médico.

O último sofreu a lesão no domingo dentro do Morumbis. O São Paulo venceu o Atlético Mineiro por 2 a 0, mas perdeu André Silva, provavelmente, para o restante da temporada. O atacante sofreu duas lesões ligamentares e só tende a retornar aos gramados em 2026.

A diretoria do São Paulo até mirou em Marcos Leonardo, que está de saída do Al-Hilal, porém, as dificuldades são maiores. O brasileiro tem salários altos e aguarda propostas do futebol europeu. Além disso, o acordo teria de acontecer até o dia 02 de setembro – fechamento da janela de transferências.

Quem é?

O novo alvo do São Paulo está no Japão desde 2022. Marcelo Ryan atuou por um ano e meio no profissional do Bahia – alternando com as categorias de base – e anotou sete tentos em 28 aparições. O primeiro passo na Ásia foi na Segunda Divisão pelo Yokohama FC.

O impacto imediato, ao balançar as redes seis vezes e dar três assistências, atraiu o interesse do Sagan Tosu, que o contratou. O desempenho de Marcelo Ryan, agora na elite do futebol japonês, melhorou: 15 gols e duas assistências. O time, porém caiu e abriu espaço para o brasileiro ser emprestado ao FC Tokyo, da Primeira Divisão.