A reta final de janela de transferências é movimentada em Porto Alegre. O Grêmio tem mais um reforço para anunciar nos próximos dias. Trata-se de Erick Noriega, volante que estava no Alianza Lima, do Peru. O jogador de 23 anos chega com contrato válido até o fim de 2029.

O Grêmio pagou cerca de R$ 13 milhões ao clube peruano por 80% dos direitos de Noriega. O volante se despediu do Alianza Lima no último final de semana ao entrar no segundo tempo e receber a faixa de capitão de Hernán Barcos – ex-Grêmio curiosamente. O confronto acabou com vitória sobre o ADT por 3 a 1.

Não era a intenção de início, porém, Noriega desembarca no Brasil justamente quando Mano Menezes perde uma peça fundamental. Matías Villasanti rompeu o Ligamento Cruzado Anterior do joelho esquerdo e não volta aos gramados em 2025.

Apesar de também volante, o reforço do Grêmio não ocupará a função de Villasanti a princípio. Noriega tem características mais defensivas e, inclusive, já disputou partidas como zagueiro no Alianza Lima. A tendência é de que o jogador peruano seja uma alternativa do banco de reservas.

A pouca idade não significa um currículo curto. O Grêmio será o quinto time de Noriega. O volante já vestiu as cores do Machida Zelvia, San Martín e Comerciantes Unidos, além do próprio Alianza Lima, onde estava desde 2024. Ao todo, o jovem marcou três gols em 51 partidas no último clube. Noriega ainda acumula um jogo pela Seleção Peruana nesta Eliminatórias para a Copa do Mundo.