O goleiro João Paulo, que perdeu espaço no elenco do Santos com a afirmação de Gabriel Brazão como titular, está de malas prontas para chegar ao Bahia. A negociação se dá por empréstimo até dezembro com opção de compra por parte do clube baiano.

As conversas entre os dois clubes avançaram, uma vez que um acerto já era bastante provável nos bastidores. O contrato atual de João Paulo com o Santos se estende até 2027. Nesta semana, o Peixe também recebeu uma proposta formal da Turquia pelo goleiro.

De todo modo, o estafe do jogador enxergava a mudança para o futebol turco como “muito radical” para um atleta que jamais saiu do Santos desde sua formação nas categorias de base. O nome da equipe turca interessada não foi revelado.

Comparativo com Marcos Felipe, goleiro do Bahia

Atualmente com 30 anos, João Paulo vinha sendo reserva no Santos e disputou apenas um jogo na temporada de 2025. Revelado no CT Rei Pelé, o goleiro nunca vestiu outra camisa além da do próprio Santos, tanto nas categorias de base quanto no profissional.

A estreia oficial do arqueiro ocorreu em 2017, mas sua afirmação como profissional só veio em 2020. Ele acumulou quatro temporadas e meia consecutivas como titular do gol santista, com 62 jogos em 2022 e 59 atuações em 2023, sendo suas duas melhores em termos de participação.

Em meados de 2024, após 23 jogos disputados, João Paulo perdeu espaço com a chegada de Gabriel Brazão, que assumiu a titularidade durante a Série B e vem ganhando destaque no time. No total, o goleiro de 30 anos tem um número relativamente baixo de 233 jogos oficiais ao longo de sua carreira.

Para termos uma noção, Marcos Felipe, em dois anos e meio pelo Bahia, já acumulou 147 jogos. Antes de chegar ao Tricolor de Aço, aos 26 anos, o goleiro havia somado apenas 112 jogos oficiais na carreira. No entanto, perdeu a posição embaixo das traves para Ronaldo recentemente e agora se despede do clube.

De saída do Bahia, Marcos Felipe defenderá as cores do mesmo time de Luccas Claro e Calegari, antigos companheiros de Fluminense. O arqueiro chega por empréstimo ao Eyüpspor, da Turquia. Pelo Tricolor Baiano, conquistou os títulos do Campeonato Baiano em 2023 e 2025.