A primeira passagem de Vanderlan no Palmeiras e no Brasil está próxima de acabar. O lateral-esquerdo tem contrato com o clube paulista até dezembro de 2028, porém, tende a sair ainda nesta janela de transferências. O provável destino é o RB Bragantino.

O grupo Red Bull negocia a contratação de Vanderlan para atuar em alguns dos times na Europa. O lateral-esquerdo, no entanto, encerraria o ano de 2025 em Bragança Paulista. Até o momento, não há informação sobre os valores.

O Palmeiras tem 80% dos direitos econômicos de Vanderlan, enquanto o Jacuipense, da Bahia, o restante. O lateral-esquerdo de 22 anos está no clube paulista desde as categorias de base e nunca vestiu outra camisa profissionalmente. Ao todo, foram 108 partidas e um gol.

Vanderlan é o reserva imediato de Joaquím Pquerez na lateral-esquerda, mas não agradou – especialmente aos torcedores – nas últimas atuações. O jovem atuou no final de semana diante do Vitória (2 a 2) e foi substituído no segundo tempo pelo uruguaio. O Palmeiras entrou no Barradão com o time reserva.

Caso Vanderlan saia, o Palmeiras não tem outro lateral-esquerdo no elenco profissional além de Piquerez. Resta saber se a diretoria buscaria um novo nome no mercado, como fez com Khellven, ou apostaria uma nova promessa das categorias de base.

Foi somente o terceiro jogo de Vanderlan no Brasileirão e, por isso, o jogador estaria apto a disputar o restante do campeonato pelo RB Bragantino. Na Europa, as opções do grupo para o lateral-esquerdo são: RB Leizpig, da Alemanha; e RB Salzburg e Liefering, da Áustria.