O Sport já disputou mais de um terço dos jogos do Campeonato Brasileiro, somando 13 das 38 partidas, e acumula recordes negativos. A situação é tão preocupante que, mesmo com cinco meses de Brasileirão pela frente, as chances de o time escapar do rebaixamento são remotas.
Segundo o Gato Mestre, plataforma de estatísticas do ge, após a derrota para o Botafogo no domingo, o Sport alcançou a expressiva marca de 94% de risco de rebaixamento à Série B. Isso significa que, em uma perspectiva mais otimista, o clube tem apenas 6% de chance de permanecer na elite.
Pior início da história dos pontos corridos
Os números alarmantes são resultado da pior largada do Sport em 400 campanhas na história do Campeonato Brasileiro, desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos, em 2003.
Em 13 jogos, o Leão perdeu dez partidas e empatou três. A equipe possui o pior ataque do campeonato, com apenas cinco gols marcados, e a segunda pior defesa, com 21 gols sofridos. O Sport soma um aproveitamento de apenas 7,7% dos pontos disputados, com três pontos em 39 possíveis.
Os números são tão ruins que superam até mesmo as equipes com as piores campanhas já registradas no Brasileirão. Por exemplo, o América-RN (17 pontos) e a Chapecoense (15 pontos) foram as únicas equipes que finalizaram a competição no formato atual com menos de 20 pontos, quando foram rebaixadas.
Rebaixamento é dado quase como certo
Em uma projeção hipotética, se mantiver o aproveitamento atual, o Sport terminaria o Brasileirão com apenas nove pontos, o que sacramentaria um novo recorde negativo absoluto na história do torneio.
Assim, para evitar o rebaixamento, o Sport precisaria atingir uma média histórica de 43 pontos na Série A. Para alcançar essa meta, o Leão precisaria somar 40 pontos nos 75 que ainda tem em disputa.
Seria exigido do Sport um aproveitamento de 53,3% dos pontos, o que é equivalente, por exemplo, à campanha atual do Mirassol, que ocupa a sétima posição com 53,8% de aproveitamento.
Para atingir o número de pontos necessários, o Sport precisaria melhorar seu aproveitamento em quase sete vezes (mais especificamente 6,92 vezes) em relação ao atual.
Atualmente, o penúltimo colocado na tabela é o Fortaleza, com 11 pontos, enquanto o Vasco, o primeiro time fora da zona de rebaixamento, tem 14 pontos, 11 à frente do Leão.